segunda-feira, 26 de março de 2012
segunda-feira, 19 de março de 2012
"Problemas na Educação não é só coisa de países subdesenvolvidos. Tenho
lido ultimamente muitos jornais estrangeiros que discutem como o
ensino-aprendizagem em alguns países, vem dando maus resultados nos
maiores testes de avaliação internacional sobre, em específico, a
Educação Matemática. [Ver post Ensino de Matemática com o contexto e aplicações]"
Acesse o Artigo Original: http://www.prof-edigleyalexandre.com/2012/03/por-que-odeio-matematica.html#ixzz1pc7f5Rfs
Acesse o Artigo Original: http://www.prof-edigleyalexandre.com/2012/03/por-que-odeio-matematica.html#ixzz1pc7f5Rfs
segunda-feira, 12 de março de 2012
No Dia Nacional da Matemática pessoas transformam a dificuldade em divertimento
28/04/2011De cada dez pessoas, oito, pelo menos, se declaram inimigas mortais da matemática. Relatam os dias de provas como os mais terríveis e os cálculos como algo que “surgiu” para atormentar a vida de todos. Em contrapartida, existem os que amam os números e enxergam neles a solução para tudo. Mas será que essa fama de vilã tem algum motivo específico ou base consistente?
Devemos partir do princípio de que ninguém é inferior a ninguém. O que acontece é que cada um apresenta o seu ritmo de aprendizado e pessoas que aparentemente não tem tanta facilidade com os números, sentem-se pressionadas a estudar “conteúdos complexos”, passando então a adquirir o terrível sentimento de aversão ao estudo.
A Matemática é tão importante e presente em nossas vidas, que até um dia para ela foi estabelecido em nosso calendário. Em memória ao professor e escritor carioca Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan, autor de um dos maiores sucessos literários de nosso país, “O Homem que calculava”, no dia 06 de maio é comemorado o Dia Nacional da Matemática - criado com o objetivo de difundir a matéria como área do conhecimento e mostrar a inter-relação de sua história com as demais áreas.
Fato comprovado cientificamente: a pessoa que se desenvolve bem em Matemática tende a ser polivalente e não apresenta dificuldades em outras áreas do saber. Além disso, a criança que desde pequena tem contato com a disciplina apresenta um raciocínio mais apurado, desenvolve um senso de assimilar as coisas a sua volta bem maior e se mostra mais organizada, pois na Matemática há uma lógica (um caminho) para tudo e as crianças com os exemplos recebidos no meio onde vivem, assimilam com maior facilidade essa questão.
É o caso de Samuel Flávio, 18 anos, Fortaleza. Samuel sempre acreditou nos benefícios do estudo e como isto reflete na formação e aprimoramento dos princípios e habilidades de uma pessoa. O resultado não poderia ser diferente: A “parceria” só trouxe ótimos resultados para o aluno – que passou no vestibular do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica.
“Para a aprovação no curso de Engenharia Aeronáutica do ITA, o Kumon foi fundamental. Sendo esse um vestibular que exige principalmente velocidade. Sempre me destacava nos simulados com o rápido somar e subtrair, rápido raciocínio e o conhecimento de cálculo, que deu embasamento para um aprofundamento em Física e Química. O autodidatismo aprendido durante o curso ajudou em todas as disciplinas; criei um método de estudo que me fizesse aprender e não gastar bastante tempo – algo fundamental para qualquer um que se dedique ao estudo”, afirma o aluno.
A importância de inserir a Matemática o quanto antes na rotina da criança é fundamental para um desenvolvimento sem sobressaltos e de forma linear, evitando que ela venha a apresentar dificuldades no processo de aprendizagem.
Portanto, devemos entender que a Matemática não é uma vilã que nasceu para nos atrapalhar. Seu ensino de forma correta só traz benefícios e pode ajudar as pessoas na busca de seus objetivos e aprimoramento de diversas habilidades inerentes ao aprendizado desta ciência tão abrangente.
Vamos comemorar?
site www.kumon.com.br
Matemática é vida | |
M atemática é vida.
A vida é unica. T enha coragem e tente resolver alguns problemas da vida. E sta é a sua chance de aprender. M atemática não é um bicho de sete cabeças. A coisa mais fácil para aprender matemática é se sentar, ler, compreender e exercitar. T entar resolver problemas difíceis é uma boa alternativa. I maginar problemas é bom. C ompreendê-los é muito bom para uma coisa: Aprender. A arte principal da vida é a MATEMÁTICA.
Beatriz da Silva Carneiro
|
Poema Matemáticos
Amormetria | |
Dê-me um apoio (centro)
Num piscar de olhos me transformo em um compasso Giro 90º, 180º, 270º, 360º graus Volta completa na circunferência chamada vida.
Dê-me uma régua ou uma trena
Com ela conseguirei medir ou não nossa distância Que parece infinita.
Dê-me um transferidor para medirmos os graus do nosso amor.
Um esquadro Quem sabe ele possa nos enquadrar.
Dê-me um ponto
Por ele passarei infinitos segmentos de sentimentos Paixão, amor, raiva, ressentimento, gratidão...
Só não me limite com dois pontos
Pois, não saberia que segmento de sentimento Passaria por eles. Professor da rede Estadual e municipal de Juazeiro BA Pós-graduado em Metodologia e Didática do Ensino Superior |
Assinar:
Postagens (Atom)